Cresce Brasil

Projetos  /  Cresce Brasil

Cresce Brasil Cresce Brasil e a Copa de 2014 Cresce Brasil e a Superação da Crise Biblioteca



Lançado pela FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e seus sindicatos filiados em 2006, o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento nasceu como uma contribuição da categoria a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social, fruto de debates realizados com milhares de profissionais em todo o País. Produzido em plena estagnação econômica, nasceu como uma ousada contribuição da categoria a um projeto nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social.

Com um crescimento econômico pífio desde os anos 80, o País enfrentava uma realidade nada animadora. A infraestrutura nacional era precária e não havia planejamento para o futuro, o que comprometia a existência de projetos e o investimento produtivo. Com isso, faltavam postos de trabalho e oportunidades, sobretudo para os jovens que saíam das escolas, inclusive e principalmente as de engenharia.

Convicta de que era não só necessário como possível mudar esse cenário, a FNE reuniu especialistas nas áreas consideradas cruciais ao desenvolvimento – energia, ciência e tecnologia, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, comunicações, transportes de cargas e coletivo e agricultura – e levou o debate às cinco regiões do Brasil, contando com a participação de milhares de profissionais. Depois, lançou, durante o VI Conse - Congresso Nacional dos Engenheiros, o manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, cuja proposta básica é a expansão econômica anual de 6%, elevando-se os investimentos para 25% do PIB (Produto Interno Bruto), com participação pública e privada, e alterando a política macroeconômica, reduzindo juros e facilitando o crédito.

O Cresce Brasil e o PAC

O projeto dos engenheiros foi apresentado a diversas autoridades e com elas debatido. Ainda em 2006, foi entregue a todos os candidatos a presidente e, após a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, a vários de seus ministros. Um reflexo positivo desse esforço foi a presença de inúmeras propostas do Cresce Brasil no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado posteriormente pelo Governo Federal. Após uma análise comparativa entre os dois documentos, publicada no documento O Cresce Brasil e o PAC, a FNE apontou os aprimoramentos que julgava necessários no plano oficial, como ações na área de ciência e tecnologia e a construção de Angra III, ambas sugestões aceitas.

Documentos

Manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento
O Cresce Brasil e o PAC

Notas técnicas

Download: Agricultura.pdf 298,63 kB
Download: Ciencia&Tecnologia.pdf 109,98 kB
Download: Comunicacões.pdf 265,08 kB
Download: Energia.pdf 125,67 kB
Download: Saneamento Ambiental.pdf 59,23 kB
Download: Transportes.pdf 86,23 kB

Novas iniciativas

O Cresce Brasil, que não se esgotou com o lançamento do manifesto, vem fazendo um acompanhamento cuidadoso das ações do PAC e de outras voltadas ao desenvolvimento. Também, após a discussão nacional, voltou-se às regiões metropolitanas, que concentram grande parte da população brasileira e de seus problemas. Para buscar as soluções necessárias foram realizados seminários em capitais como Florianópolis (SC), Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Manaus (AM), Macapá (AP), Palmas (TO) e Belém (PA).

Outro braço do Cresce Brasil são os Conselhos Tecnológicos Regionais, cujo objetivo é levar ao maior número possível de cidades brasileiras as propostas de desenvolvimento e trabalhar para implementá-las em âmbito local. Contando com a participação dos profissionais, da sociedade civil, do poder público, da academia e da iniciativa privada, esses fóruns já existem em 19 municípios paulistas, além de Acre, Piauí e Santa Catarina.

O Cresce Brasil e a Superação da Crise

Levando em conta a retomada efetiva da expansão econômica brasileira verificada a partir de 2007, depois abalada pela crise financeira internacional, e novos elementos do cenário econômico nacional, como as reservas de petróleo da camada do pré-sal, em 2009 o projeto foi atualizado e ampliado, lançado sob o título O Cresce Brasil e a Superação da Crise. O novo documento foi debatido e aprovado no VII Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), realizado em São Paulo, de 23 a 26 de setembro. Assim, o movimento Cresce Brasil segue com o propósito de buscar crescimento com democracia, distribuição de renda, respeito à natureza e reorganização urbana.

Copa 2014

Atualmente, o projeto coloca o seu foco na Copa 2014, seus desafios e a oportunidade que representa em termos de avanço na infraestrutura das cidades-sedes dos jogos no País. Assim, estão em debate os preparativos para esse grande evento esportivo e o que eles podem trazer de benefícios à população brasileira.

Jingle

Inspirados pelos avanços do projeto, Carlos Monte, Lincolin Silva Américo e Fingias Nelluty compuseram o "Samba do Cresce Brasil".

          

SDS Bloco D - Ed. Eldorado Salas 106/109, SN - Asa Sul - 70392-901 - Brasilia - DF
Telefone: (061) 3225-2288

Codde Comunicação Digital