20/10/2014

Os alertas foram enviados aos prefeitos de Dezesseis de Novembro, Campina das Missões, Rolador e Lajeado.

Na sexta-feira (10) o Senge do Rio Grande do Sul notificou através de correspondência quatro prefeituras que lançaram editais de concurso público para contratação de profissionais de engenharia com remunerações abaixo do salário mínimo profissional.

As notificações foram enviadas aos prefeitos Ademir Gonzatto, do município de Dezesseis de Novembro, e Ademir Nedel, de Campina das Missões, que lançaram editais para seleção de engenheiro civil; ao prefeito Paulo Peixoto, de Rolador, pelo concurso para contratação de engenheiro ambiental; e ao prefeito Luiz Fernando Schmidt, de Lajeado, pela seleção de profissionais de engenharia agronômica, florestal, química e de geologia.

O Senge vem tomando a frente de diversas negociações e mobilizações coletivas com o objetivo de combater uma realidade preocupante de desvalorização e desrespeito profissional na administração pública. Entre as ações empreendidas pelo Sindicato, estão os alertas enviados aos gestores públicos sobre os riscos que uma remuneração incoerente ao que é praticado pelo mercado traz para a qualidade do serviço público prestado à sociedade. Ainda que a lei 4950-A/66 que determina o salário mínimo profissional não tenha efeito nos salários dos servidores públicos, conforme decisão do STF, deve servir de referencial para que os concursos possam atrair bons profissionais, evitando a evasão dos quadros técnicos e o comprometimento de projetos e políticas públicas.

SENGE-RS