Seesp lamenta falecimento de Jurij Solski  /  Notícias

06/05/2015

Foto: Beatriz Arruda

A Delegacia Sindical do SEESP no Grande ABC informa, com muito pesar, o falecimento do engenheiro de tráfego e amigo Jurij Solski, 82 anos de idade, nesta terça-feira (5/5). Ele foi um dos fundadores da delegacia do ABC e, atualmente, era diretor adjunto do sindicato. Em 1999, coordenou o Comitê de Inspeção Técnica Veicular (ITV) no Conselho Tecnológico do sindicato.

Solski era um grande estudioso e defensor das boas práticas no trânsito e pela sustentabilidade. Em 2009, fez o trabalho “Inspeção técnica veicular de segurança, gases tóxicos e ruído” onde tratava da tecnologia da inspeção técnica veicular, que envolve conhecimentos de engenharia especializada. Para ele, com a inspeção veicular, o motorista paulistano estava fazendo sua parte, utilizando a engenharia nacional, em prol da saúde.

Ele enumerava outros benefícios de tal procedimento: diminuição anual drástica dos custos sociais decorrentes da poluição, dos congestionamentos e dos acidentes; geração de aproximadamente 22 mil empregos diretos, entre inspetores de linha, instrutores, gerentes e engenheiros, e mais de 60 mil indiretos, nas oficinas mecânicas e nas indústrias de autopeças; prolongamento da vida útil dos veículos e valorização e segurança na comercialização de usados; diminuição de roubo, furto e clonagem de veículos em função de análise de sua identificação nas estações de inspeção; inibição da venda de peças de baixa qualidade; convergência com o programa de renovação da frota; capacitação tecnológica nacional no campo das inspeções veiculares; redução das emissões de ruídos e poluentes, inclusive dos gases de efeito estufa.

Solski participou, no dia 17 de março de 2014, da posse da diretoria do SEESP – gestão 2014/2017 –, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O agradecimento da diretoria do sindicato pela dedicação e atuação de tão valoroso companheiro em prol dos profissionais e da engenharia brasileira.

Rosângela Ribeiro Gil - Imprensa Seesp