Senge RS na Engenharia da UFRGS  /  Notícias

13/01/2016

Na pauta a inserção do Sindicato nas colações de grau das engenharias e a participação do SENGE em atividades da faculdade, como a Feira de Oportunidades, a Semana Acadêmica, encontro de início de semestre com os calouros, entre outras. Vale lembrar que a Escola de Engenharia da UFRGS possui 13 cursos de graduação.

Presentes no encontro, o diretor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e a vice-diretora Carla Schwengber ten Caten conheceram um pouco mais da ação do SENGE na área de qualificação profissional. Um dos exemplos citados foi a parceria com a Unisinos que criou o curso de pós-graduação em Engenharia do Saneamento, modelo que pode vir a ser viabilizado com a própria UFRGS, graças ao convênio já existente desde 2012.

Alexandre Wollmann manifestou preocupação com o desconhecimento dos estudantes com relação os serviços, atribuições e funções do Sindicato, do Conselho e outras questões importantes da profissão como o Piso Salarial do Engenheiro e a Responsabilidade Técnica, situação demonstrada em recente reunião com os formandos. O presidente do SENGE percebeu nisso uma boa oportunidade de aproximação com os acadêmicos a partir da troca destas informações, as quais considera imprensindíveis para os futuros profissionais.

Wollmann reforçou ainda os benefícios criados pelo SENGE especificamente para os estudantes, entre eles o Portal Conexões Engenharia e a possibilidade de estágios tendo o Sindicato como agente integrador. Neste sentido, o SENGE foi convidado a participar de evento com os calouros das engenharias no início de abril, bem como da Feira de Oportunidades que será realizada no segundo semestre/2016. Ainda na área de qualificação, o diretor e a vice-diretora se colocaram à disposição do Sindicato para indicar novos professores para os cursos de qualificação promovidos pelo SENGE, sendo que a primeira demanda é na área de concreto.

Também participaram do encontro o gerente de Apoio e Qualificação Profissional do SENGE, Paulo Machado e a analista Luciane Ono.

Senge-RS