Notícias

FNMA abre processo eletivo para conselheiros  /  Notícias

22/02/2016

Participação do Conselho Deliberativo assegura transparência na escolha dos projetos financiados pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente, como o de proteção de nascentes
 
Estão abertas as inscrições para a eleição ao Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente. Podem participar representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA) há mais de dois anos.
Os concorrentes a uma vaga no colegiado têm até o dia 4 de março para formalizar suas candidaturas pelos Correios, desde que atendam às exigências do edital, publicado nesta quinta-feira (18/02) no Diário Oficial da União.
A lista com os candidatos sai no dia 20 de abril. A votação para a escolha dos novos conselheiros está prevista para o dia 20 de abril, a partir das 8 horas, com término no dia 19 de maio, pelo sistema eletrônico (http://sistemas.mma.gov.br/eleicaofnma).  O Conselho, composto de 17 representantes do governo e da sociedade civil, conta com oito vagas para conselheiros que representam as ONGs ambientalistas, dos quais cinco são eleitos. Os outros três são indicados por entidades representativas na área ambiental (FBOMS, CONAMA e SBPC).
Criado há 26 anos, é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o FNMA financia ações da sociedade civil, ONGs, estados e municípios para implementar a Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA. A participação no Conselho assegura que os processos de escolha dos projetos a serem financiados sejam transparentes e democráticos.
Em seu último balanço, o fundo registra 1.435 projetos socioambientais, financiados com recursos da ordem de R$ 250 milhões. Votados e aprovados pelo Conselho Deliberativo, presidido pelo Ministro do Meio Ambiente, foram financiadas iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais nos oito biomas brasileiros.
 
Serviço
As inscrições devem ser endereçadas da seguinte forma:
À Presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Deliberativo
Fundo Nacional do Meio Ambiente
SEPN 505 Bloco B – Ed Marie Prendi Cruz – 3° Andar
70.730.542 – Brasília-DF

Ministério do Meio Ambiente
          

SDS Bloco D - Ed. Eldorado Salas 106/109, SN - Asa Sul - 70392-901 - Brasilia - DF
Telefone: (061) 3225-2288

Codde Comunicação Digital