26/02/2016

O Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre (Senge-AC), filiado à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), promove neste ano o primeiro encontro do Fórum  de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável do Acre, que ocorrerá entre 14 e 16 de junho. Diversas personalidades estarão presentes, como o senador Jorge Viana (PT), que é o presidente do Fórum Permanente de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, criado em 2014, e fará a abertura do evento.

Toda a iniciativa, tanto do fórum permanente, quando do encontro em junho, é em parceria com a FNE e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). 

Com o tema ‘Cresce Rio Branco, Cresce Acre, Cresce Brasil’, o Fórum ocorrerá no Teatro da Universidade Federal do Acre e reunirá diversas atividades como palestras e painéis de discussão, além de iniciativas esportivas como a 1ª Corrida Pedestre da Engenharia, a 2ª Jornada Esportiva da Engenharia e a Exposição de Projetos Universitários na Área de Inovação e Sustentabilidade.

No Painel do dia 16 de junho, será apresentado o “Estudo de Viabilidade e Risco para Regularização de Vazão / Controle das Secas e Cheias do Rio Acre”, resultado da Expedição Acre, outra iniciativa do Senge-AC. “Profissionais de diversas áreas estarão reunidos em uma expedição que fará um estudo de campo para buscar soluções reais para os problemas das cheias e das secas do rio”, explica Sebastião Fonseca, presidente do Senge-AC. A previsão de saída da equipe é para o dia 5 de março próximo. 

Para participar da Exposição de Projetos Universitários, voltada para estudantes dos cursos de Engenharia, Geografia, MedicinaVeterinária, Arquitetura e tecnólogos,  os interessados deverão enviar um resumo do projeto ,para o email sengeac.forum@gmail.com , até às 18h do dia 15 de abril próximo – horário local do Acre. A temática deve ser a sustentabilidade. Haverá uma premiação para os dois melhores projetos. O primeiro colocado ganhará R$ 2 mil e um estágio de um mês no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec),primeira faculdade de Engenharia mantida por um sindicato, no País. O segundo colocado receberá R$ 1 mil e participará de um evento nacional da FNE.

Tião Fonseca, como é conhecido, lembra que o objetivo do seminário é discutir o desenvolvimento do estado a partir de uma visão sustentável e que a ideia do Fórum é resultado das discussões entorno do projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, da FNE. “Queremos debater os problemas e ter a coragem de apontar caminhos alternativos para o desenvolvimento local e nacional, sempre com foco na ciência, tecnologia e inovação”, completa Fonseca.

Também haverá o sorteio de prêmios durante o Fórum, como um notebook, um computador com impressora e um celular I6 iphone.

Para participar da Corrida, preencha a  ficha de inscrição online disponível em http://goo.gl/PtfPA4. Já a programação completa e inscrição para o Fórum acesse http://goo.gl/i5RyQ8 . Mais informações pelo telefone(68) 3225-5825.

Seesp
          

SDS Bloco D - Ed. Eldorado Salas 106/109, SN - Asa Sul - 70392-901 - Brasilia - DF
Telefone: (061) 3225-2288

Codde Comunicação Digital