VIII CONSE

A FNE  /  VIII CONSE

Conforme Estatuto da Federação o CONGRESSO NACIONAL DOS ENGENHEIROS (CONSE)
é realizado trienalmente, com cada sindicato associado com sua representação proporcional ao número de associados quites na data de 31 de dezembro do ano anterior ao da realização do CONSE. O último CONSE foi realizado em 2012, conforme abaixo.

VIII CONSE

Centenas de profissionais de todo o Brasil se reuniriam na capital paulista entre os dias 24 e 26 de setembro de 2012 para participar do VIII CONSE (Congresso Nacional dos Engenheiros). Realizado a cada três anos, o encontro mais importante da FNE, a exemplo das edições de 2006 e 2009, colocou em pauta o debate sobre desenvolvimento, sob o tema “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – País + Inteligente”. “Com isso, a federação reafirma sua convicção da necessidade de manter e aprimorar políticas que estimulem a atividade econômica e beneficiem a produção e o emprego e agrega à sua histórica bandeira de luta elementos que considera fundamental à construção de uma nação que ofereça condições de vida dignas a toda a sua população”, observou o presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Realizada na Sala São Paulo, na manhã do dia 24, a sessão de abertura contou com apresentação da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo e a participação de nomes de peso do cenário político paulista e brasileiro. Entre eles, o governador do Estado, Geraldo Alckmin. À tarde, as atividades foram realizadas no Novotel Jaraguá, com o balanço do projeto “Cresce Brasil”, lançado há seis anos durante o VI CONSE e transformado em ferramenta valiosa para a mobilização da categoria em torno do desenvolvimento nacional.
O VIII CONSE contou com os seguintes temas e palestrantes: Projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”: balanço e perspectivas - Carlos Monte - Coordenador técnico do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, João Guilherme Vargas Netto - Consultor sindical da FNE, Carlos Lessa - Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) entre jan./2003 e nov./2004, Lançamento do livro “A FNE e o desenvolvimento nacional”, Cresce Brasil – Copa 2014: desafios, preparativos e legado, Luis Fernandes - Secretário executivo do Ministério do Esporte, Dario Rais Lopes - Assessor especial para Aeroportos do Grupo EcoRodovias, Júlio Eduardo dos Santos - Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, O Brasil após a Rio+20: compromissos e conquistas, Gilberto Carvalho - Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Costa Ribeiro - Professor titular do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Valmir Gabriel Ortega - Diretor do Programa Sênior de Política da Conservação Internacional do Brasil, Brasil Inteligente: um país desenvolvido, justo e soberano, Embaixador Samuel P. Guimarães, Ceci Juruá - Pesquisadora da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Jorge Messias - Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Marco Aurélio Cabral Pinto - Professor da UFF (Universidade Federal Fluminense) e consultor do projeto “Cresce Brasil”. Ao final tivemos a Plenária final com os delegados da FNE, culminando com a CARTA DE SÃO PAULO

Confira as apresentações do VIII CONSE

Vejas apresentações feitas pelos palestrantes durante a programação do VIII Congresso Nacional dos Engenheiros, realizado em São Paulo, entre 24 e 26 de setembro de 2012.

Download: Carlos_Monte.pdf 5,50 MB
Download: Marco_Aurelio_Cabral_Pinto.pdf 1,32 MB